Campeonato Baiano de BMX 2019 é fechado com sucesso

Campeonato Baiano de BMX 2019 é fechado com sucesso

A chuva deste domingo (15/09) não foi capaz de tirar o brilho da final do Campeonato Baiano de BMX 2019, que foi realizada na pista Tertuliano Torres, localizada na Praia do Corsário em Salvador. Dezenas de atletas oriundos de diversas cidades baianas, como Itaberaba, Camaçari, Pojuca, Feira de Santana, Salvador e Lauro de Freitas não se intimidaram com a lama e deram um show de bicicross durante o certame, que é promovido pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS), contando com o apoio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) e com a supervisão da Federação Baiana de Ciclismo (FBC).

“A renovação de atletas é muito importante e vem crescendo com o aumento da participação das cidades do interior. Contabilizamos Itaberaba com 30 alunos, Pojuca com 32 e Feira de Santana com 28 alunos. Tenho certeza que neste ano de 2019, uma nova safra de jovens talentos está nascendo. Além disso, podemos comemorar o fato de que ganhamos um voluntário para trabalhar conosco, o Fisioterapeuta da equipe da ABSBMX, Paulo Barbosa Leal, que passará a atender gratuitamente os alunos do Projeto Pedal” afirmou a representante da Federação Baiana de Ciclismo, Carmem Gonçalves.

Os atletas oriundos do Projeto Pedal participaram da competição e alguns subiram no pódio, na categoria boys 09 a 10 anos, Matheus Avelar ficou com a prata e Edgar Faro Neto com o bronze, a medalha de ouro ficou com Pedro Lucas Barbosa do projeto ABABMX da cidade de Feira de Santana.

Já no feminino o título de campeã do ranking geral na categoria de 07 a 10 anos ficou com Maria Clara Ramos, seguida de Sophia Moreira Navarro que ficou com a medalha de prata. Já na categoria de 15 a 16 anos, no feminino, as atletas do Projeto de Bicicross de Pojuca ficaram com as primeiras colocações, Maria Clara Reis  do Carmo foi consagrada campeã do certame e Ester Santana dos Santos foi a vice-campeã.

Já na categoria de 11 a 12 anos, também no feminino, Maria Clara Ramos Mendes, oriunda do Projeto ABABMX foi a campeã. E na principal categoria elite, masculino, Alex Santos de Morais, da cidade de Camaçari foi bicampeão baiano, vencendo a bateria do dia e do ranking geral.

Na categoria Cruizer Open, quem levou o ouro para casa foi o Paulo Barbosa Leal, atleta e fisioterapeuta da equipe ABSBMX. Já nas categorias dos Coroas 45+, o campeão foi Dernivan Nunes da Equipe ABSBMX, seguido por Antônio Carlos Riberio da equipe ABABMX.

A categoria que contou com mais atletas competindo durante a final foi a dos ciclistas com idade entre 17 e 29 anos – Man. Após uma disputa acirrada o atleta da cidade de Itaberaba, Fernando Laranjeira ficou com o ouro, sendo também campeão do ranking. Em segundo lugar ficou Leonardo Nascimento Soares da equipe da ABSBMX, seguido por Weslem Montero da equipe ABABMX, que levou o bronze.

A equipe que ficou no topo da lista do ranking por equipe foi a ABABMX da cidade de Feira de Santana, seguida pela ABSBMX, da cidade de Salvador. Já o terceiro lugar ficou com o Projeto Pojuca de Bicicross da cidade de Pojuca.

Diversas autoridades e figuras representativas ilustres estiveram presentes na final, entre elas estiveram o Assistente Técnico da SUDESB, Prof. Ney Santos e o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude da cidade de Pojuca, José Eduardo Abreu. Devido ao apoio do Governo do Estado por meio da SUDESB, o evento contou com uma grande estrutura, que envolveu a premiação e também a presença de uma equipe médica na ambulância durante a fase final, além da cobertura do Seguro Eventos da Porto Seguro. O Projeto Pedal que iniciará às aulas nesta terça-feira (17), também aproveitou o evento para montar um ponto com o objetivo de fazer as inscrições presenciais dos futuros alunos do Projeto. Ainda durante o evento, os atletas que se filiaram à Federação Baiana de Ciclismo em 2019 (até o mês de junho) receberam camisas de manga longa de competição, com os seus nomes gravados nas costas. Além disso, todos os campeões do ranking geral receberam camisas de manga curta com logo nas costas, escrito campeão.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Facebook Comments

Carmen Gonçalves

Deixe sua mensagem

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Quer fazer uma doação?