Festival de Picolé conta com visita especial da SUDESB

Festival de Picolé conta com visita especial da SUDESB

O Projeto Pedal viveu um dia muito especial ontem com o Festival de Picolé promovido pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS) com o objetivo de sempre, trazer carinho e amor para os alunos, proporcionando um ambiente acolhedor com ar familiar. Os picolés foram doados gratuitamente após a ABS conseguir doações de um jovem caridoso chamado Thiago Passarinho, que se ofereceu para ajudar. A ação desta terça-feira (04/02) ainda contou com a visita especial do Diretor Geral da SUDESB, Vicente Neto que esteve no local para conhecer as instalações, pensando em melhorias para a Pista Tertuliano Torres, que abriga as aulas de bicicross do Projeto Pedal. Vicente abraçou os alunos com muito carinho e logo foi chamado carinhosamente de ¨tio¨ pela garotada que ficou muito feliz com a visita, sentindo a valorização que o Governo do Estado vem dando ao Projeto Pedal desde setembro do ano passado, quando liberou o recurso para que o Projeto Pedal pudesse voltar a acontecer, após dois anos parado por falta de verba.

“É muito bom e gratificante ver a empolgação dessa garotada. Este é mais um projeto de inclusão social apoiado pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb. Entendemos que esta é uma importante política pública que pode abrir novas e promissoras perspectivas para os jovens do nosso Estado”, afirmou Vicente Neto. Em pouco tempo, 210 jovens, entre 07 e 17 anos de idade, já se encantaram com o Projeto Pedal e estão matriculados nas aulas de bicicross que ocorrem de terça a sexta-feira, na Pista Tertuliano Torres, localizada na Praia do Corsário, orla de Salvador, onde vivem toda a adrenalina e emoção proporcionadas pela prática da modalidade esportiva de bicicross. Os amigos e vizinhos Eric Gustavo e Robert Reis, 17 e 16 anos, respectivamente,  moradores do bairro de Sussuarana, participam do Projeto há um mês. “Estamos achando muito legal e aprendendo. A gente andava apenas de bike, mas não conhecia nada de bicicross. Começamos a praticar aqui no projeto, é muito legal e já aprendemos bastante”, garantem os amigos.



Também na tarde desta terça, os irmãos Macdiel dos Santos e Adriel dos Santos, de 15 e 12 anos, estavam na Pista do Corsário pela primeira vez para fazer uma aula experimental de bicicross. Já de capacete, luvas e demais equipamentos de segurança doados gratuitamente pelo Projeto, eles ouviam atentos as primeiras orientações do professor sobre a nova modalidade esportiva que começaram a aprender. Até entrar na pista de bicicross, o único esporte praticado pelos irmãos era o baba da rua onde moram, em Itapuã. “Gostamos de andar de bicicleta e estamos animados em participar deste projeto”, disse Adriel.


Os interessados em fazerem parte desta turma devem se dirigir ao local das aulas (Praia do Corsário) às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, ou às quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, munidos de comprovantes de matrícula na rede de ensino, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade, atestado médico original, além do CPF do adulto responsável. Informações também podem ser obtidas pelo número 71 99914 2409. Além da faixa etária estabelecida, o futuro aluno deve estar matriculado na rede de ensino e saber pedalar para ingressar no Projeto Pedal.


Promessa baiana – O atleta Mardevacson Fonseca, mais conhecido como Marde, 16 anos, também estava na pista na tarde de ontem.  O jovem, que até o final deste ano morava na zona rural do município de Seabra, está de mudança para Salvador com o propósito de incrementar sua carreira profissional.

O potencial de Marde está demonstrado nas conquistas já alcançadas: vice-campeão brasileiro em 2019, o jovem foi campeão brasileiro em 2013, quando tinha apenas 13 anos. Marde treina há um mês na pista Tertuliano Torres. Ele se prepara para o calendário de provas nacionais e internacionais de 2020. O primeiro desafio é a Copa Internacional de BMX que acontece dias 22 e 23 de fevereiro, em  Santiago Del Estero, na Argentina. Em abril, o atleta também pretende disputar o Campeonato Mundial da Modalidade, em Lima Peru.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Facebook Comments

Carmen Gonçalves

Deixe sua mensagem

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Quer fazer uma doação?